Erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável

Atualmente, existe a certeza de que a erradicação da pobreza é uma das variáveis mais importantes nas políticas de intervenção em busca do desenvolvimento sustentável. Este assunto foi um dos temas-foco da Rio+20. A erradicação da pobreza exige maior preocupação, notadamente nos locais em que há maior fragilidade ambiental, como o caso do Semiárido.

O Ceará publicou recentemente o Relatório do Ceará, como resultados das reuniões preparatórias da Rio+20, em que traz os avanços na redução da pobreza. Os dados socioeconômicos analisados são do IPECE ((Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará), no período de 1991-2010.

Fonte: Medeiros; Pinho Neto (2011)

No cenário de 2010, percebe-se que os municípios que apresentam menores taxas de população de extrema pobreza estão nos polos adensadores de desenvolvimento (Sobral e Forquilha) ou situados nas Regiões Metropolitanas (Fortaleza e Cariri). Apesar dos avanços, muito precisa ser feito para reverter esta perversa realidade.

Cabe lembrar, também, que para alcançar resultados positivos na redução da pobreza, uma série de interfaces devem ser regidas entre os instrumentos de gestão ambiental e os de gestão de recursos hídricos; com o envolvimento dos diversos atores sociais.

O relatório do Ceará está disponível aqui.

 

 

 

 

Deixe um comentário