Fortaleza sediará Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação

Em fevereiro de 2013, Fortaleza sediará a 2ª Conferência Científica da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD). Conforme informação do Comitê Organizador o foco temático é  a “avaliação econômica da desertificação, da gestão sustentável da terra e da resiliência de zonas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas”.

A conferência deve ser estruturada em torno dos dois temas-chave:

Impactos econômicos e sociais da desertificação, da degradação do solo e da seca;

– Custos e benefícios das políticas e práticas abordando a desertificação, a degradação da terra e a seca.

Fonte: http://2sc.unccd.int/home

Os resultados devem trazer recomendações aos tomadores de decisão sobre os temas-chave citados que são importantes para o planejamento de políticas de convivência com o semiárido e de reversão de passivos ambientais.

Não é a primeira vez que o Fortaleza é palco de importantes Conferências Internacionais. Podemos citar a realização, em fevereiro/1992, da ICID (Conferência Internacional sobre Impactos de Variações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas), cujas recomendações dos Grupos de Trabalho serviram de base para a Rio-92.

Outro importante evento internacional, em agosto/2010, foi a ICID + 18 (Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas), com a participação de 6072 pessoas de 76 países dos cinco continentes.

Na Rio+20, o secretário executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), Sr. Luc Gnacadja comentou que em 2030, a demanda por alimentos vai aumentar em 50%, a demanda de água em 40% e a de energia em 35%, portanto “precisamos de terra para atender a essas necessidades, mas se continuarmos com os negócios como de costume, não vamos encontrar nenhum deles, assim cada um de nós deve fazer um compromisso voluntário para tornar neutra a degradação da terra”.

A chamada de trabalhos está aberta aqui.

Deixe um comentário