29 de Julho – Dia do Patrimônio Cultural no Ceará

No estado do Ceará, 29 de julho é o Dia do Patrimônio Cultural do estado do Ceará, segundo a Lei Estadual n. 13.398/2003. A proteção ao patrimônio cultural encontra respaldo, também, na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, da UNESCO, de 1972, conforme coloquei em “post” anterior.

Irmãos Aniceto
Fonte: http://www.flickr.com/photos/dariocastroalves

Recentemente, em janeiro de 2012, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por meio da 4ª Superintendência Estadual, no Ceará, iniciou o inventário de diferentes manifestações culturais representativas da região do Cariri, com o apoio da URCA (Universidade Regional do Cariri).  A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, foi inventariada e documentada.

Conforme IPHAN (2012) outro bem imaterial identificado foi a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, como manifestação religiosa, com forte caráter ritualístico, cujo desempenho relata, grosso modo, a criação do mundo pela tradição dos índios Kariri. Assim, mencionada Banda representa a permanência de um mito em seu “aspecto primordial de explicação das formas da natureza, de onde a urgência de seu registro e salvaguarda”.

As informações aqui presentes estão disponíveis em http://www.portal.iphan.gov.br.

 

Deixe um comentário