Parques da Copa 2014, no Ceará

Para a Copa 2014 serão trabalhadas algumas Unidades de Conservação, no intuito de revelar aos participantes as características e belezas naturais dos diversos ecossistemas existentes no Ceará, e ainda, favorecer o incremento do turismo na região.

A câmara temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 está intensificando esforços para garantir adequada infraestrutura de receptividade nas Unidades de Conservação eleitas como Parques da Copa.

Importante mencionar que apesar do nome “Parques da Copa”, nem todas as Unidades de Conservação são “parques”. Estes são uma categoria de Unidade de Conservação, preconizada pela Lei 9985/2000, dentro do Grupo de Proteção Integral.

As Unidades de Conservação cearenses que devem estar como “Parques da Copa” são:

Foto: Arquivo pessoal

Parque Nacional de Ubajara e Parque Nacional de Jericoacoara, ambos criados em esfera federal;

Parque Ecológico do Cocó, Parque Botânico do Ceará,

Parque Estadual Sítio do Fundão,

Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio,

Monumento Natural Monólitos de Quixadá, Monumento Natural das Falésias de Beberibe e

a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité – estas sob a responsabilidade de criação e gestão do estado do Ceará.

Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba – criado em esfera municipal

Neste momento tão interessante, importante ficarmos alertas e auxiliarmos, no que nos for possível e necessário, nas tarefas dos “Parques da Copa”, que devem, dentre outros, atender aos compromissos de estarem cadastrados no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação-CNUC; possuir infraestrutura adequada para visitação e ter Plano de Manejo atualizado.

Deixe um comentário