Fontes alternativas de energia no Ceará – Parte 4

   Dentre as energias renováveis interessantes sob o ponto de vista ambiental, de aproveitamento e de uso dos recursos ambientais, é a energia solar. Este astro que desde tempos remotos foi tão festejado por trazer luz e permitir vida, continua sendo uma importante fonte de energia.

Usina Solar MPX, em Tauá/CE
Foto: Arquivo pessoal

Segundo SEINFRA/SECITECE (2010), em relação ao Brasil e considerando dados de 2008; 45,4% da matriz energética nacional correspondiam à biomassa, energia hidráulica e outras fontes, nas quais se encontravam a energia solar e eólica. Mencionado estudo relata ainda que esse valor era consideravelmente alto, uma vez que a oferta interna de energias renováveis em outros países ficava, em média, em torno de 12,9%.

   A região Nordeste tem os maiores índices de radiação e o estado do Ceará se encontra numa posição privilegiada, pois possui uma insolação média anual de 8 horas diárias (ADECE, 2010).

 

A energia que vem do Sol…

    Os estudos técnicos que possibilitaram visualizar o cenário cearense em relação à alta incidência solar em seu território, somando-se às características regionais de um dos menores índices de nebulosidade e precipitação chuvosa do mundo, motivaram a MPX, empresa de energia do Grupo EBX, a implementar no município de Tauá, interior do Ceará, a primeira usina solar comercial do País.

Visita IFCE à MPX, Tauá/CE
Foto: Arquivo pessoal

   O Parque de Energia Solar possui 12 mil metros quadrados de área, com 4.680 painéis fotovoltáicos, que totalizam potência instalada inicial de 1MW. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões no empreendimento pela empresa MPX (ADECE, 2011).

    Foi efetuada visita técnica à empresa MPX, em Tauá/CE, pela equipe do Laboratório de Energias Renováveis e Conforto Ambiental – LERCA, do IFCE Campus Fortaleza, coordenado pelo Prof. Adeildo Silva. Acompanharam a visita, em parceria com discentes do Campus Fortaleza, alunos e professores do IFCE Campus Juazeiro do Norte e alunos da UFC.

   A usina solar iniciou, em 2011, suas atividades com 5 MW de capacidade instalada, já conectados ao sistema interligado nacional (SIN), devidamente licenciada pelo órgão ambiental competente. Conforme ADECE (2011), a previsão inicial era de iniciar com 1MW, passando para 2MW neste ano de 2012; e assim sucessivamente até 50 MW, no prazo de cinco a sete anos.

   Em agosto de 2012, na 211a. Reunião Ordinária do COEMA -Conselho Estadual de Meio Ambiente do estado do Ceará, houve votação favorável ao parecer técnico n. 3060/2012-DICOP/GECON, referente ao projeto da Central Geradora Solar Fotovoltáica Tauá , para a Licença Prévia da segunda etapa de instalação dos 45 MW restantes.

 

Fontes:

ADECE – Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Energias Renováveis do Ceará. (Folder). Fortaleza: ADECE, 2011.14pp.

ADECE – Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Atração de Investimentos no Estado do Ceará – Relatório de Energia Solar. Fortaleza: ADECE, 2010.38pp.

SEINFRA/SECITECE – Secretaria da Infraestrutura/ Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do estado do Ceará. Atlas solarimétrico do Ceará – 1963-2008. Fortaleza: SEINFRA/SECITECE, 2010. 108pp.

Um comentário em “Fontes alternativas de energia no Ceará – Parte 4

  1. Boa Noite Nájila Cabral, moro no Espírito Santo e sou estudante do curso de engenharia mecânica. Estou estudando para apresentar meu Projeto de Conclusão de Curso visando a implantação do mecanismo usado para gerar energia elétrica similar ao do porto de Pecém. Pesquisando sobre o mesmo, vi seu blog e a matéria contida nele me interessou muito. Penso em fazer uma visita ao porto mas não sei se será possível, então peço por gentileza para que, se possível, me ajude com alguma informação ou dados que você tenha sobre o assunto, para que enriqueça mais a minha pesquisa.

    Aguardo resposta,
    Desde já agradeço.

    Hayana Coslop
    (hayanacoslop@hotmail.com)

    Curtir

Deixe um comentário