O debate sobre desenvolvimento passa pela educação científica e tecnológica

      Ignacy Sachs, no meu entendimento o maior pensador e conhecedor da temática desenvolvimento, coloca que a possibilidade do desenvolvimento sustentável deve se iniciar com o gerenciamento das crises, inclusive o de se redesenhar políticas para estimular este desenvolvimento.

     Dentre as estratégias está a educação científica e tecnológica como alta prioridade. Trabalhadores qualificados certamente possuem inserção no sistema produtivo com melhor acessibilidade.

Foto: Estela Giro

     Para tanto, eventos científicos e tecnológicos que estimulem o aluno e o professor e que favoreçam a prática da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico (de produtos e de processos) são importantes ferramentas que auxiliam na mudança necessária para o desenvolvimento includente e sustentado.

    Esta semana, marcamos presença em um evento científico e tecnológico, promovido por uma Faculdade privada. Além da salutar troca de informações sobre o legado da Rio+20, sobre seus objetivos e metas alcançados, sobre como se deu a forma de participação dos atores sociais (stakeholders) em todo o processo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD 2012), tivemos a oportunidade de observar os trabalhos científicos desenvolvimentos, de base cientifica sólida nas áreas de ciências contábeis, administração, turismo, dentre tantas outras.

     É possível perceber que os eventos acontecem, em quantidade e qualidade, para à sociedade. Cabe a ela a escolha de participar efetivamente para ampliar o conhecimento científico e tecnológico.

Deixe um comentário