Conferência das Partes (COP-11) e expectativas sobre a Convenção da Biodiversidade

     Começou ontem, dia 08/10, e segue até o dia 19/10, a 11ª. Conferência das Partes (COP-11) da Convenção sobre a Biodiversidade, em Hyderabad, Índia, com o objetivo de acordar caminhos, instrumentos e recursos necessários para garantir que os compromissos acordados na COP-10 sejam efetivamente alcançados.

     Assinada na Rio92, a Convenção sobre a Biodiversidade possui 193 países signatários, dentre estes o Brasil.

     Conforme a WWF (2012), a grande maioria dos países ainda precisa definir metas nacionais para 2020 e atualizar suas estratégias e planos de ação, inclusive identificando os recursos necessários para sua implementação, além de ratificar o Protocolo de Nagoia, e estabelecer os instrumentos necessários para sua operacionalização nas esferas nacionais.

Fonte: WWF Brasil

     Ainda segundo a WWF (2012), o governo brasileiro foi um dos primeiros a ratificar o Protocolo de Nagoia junto à CDB (Convenção sobre a Diversidade Biológica), mas ainda precisa aprovar o novo marco legal que regulamenta a repartição dos benefícios na esfera nacional já sob o que especifica este Protocolo.

     Quanto ao Plano Estratégico da CDB, WWF (2012) informa que o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a UICN, IPÊ e WWF-Brasil conduziram a iniciativa Diálogos sobre Biodiversidade, que envolveu mais de 280 instituições e 400 representantes de diferentes setores (privado, governamental, academia, sociedade civil, comunidades locais e populações indígenas) para debater as metas nacionais da estratégia de biodiversidade para 2020; que resultou em proposta de 20 metas nacionais.

 Fonte: site WWF Brasil

Deixe um comentário