Em setembro deste ano, os países devem ter a oportunidade de adotar um conjunto de objetivos para combater a pobreza, proteger o Planeta e assegurar a manutenção e prosperidade de vida para todos.
Nessa ocasião, os países devem assumir compromisso e estabelecer os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vem sendo discutidos desde junho de 2012, logo após a realização da Rio+20.
São 17 os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mas como ainda não foram votados, o que vai ocorrer em setembro, ainda podem ter alguma alteração.
O Blog Verde desta semana traz cada um deles, com suas metas a serem acordadas.
O ODS 1 é “Acabar a pobreza em todas as suas formas em todos os lugares” (End poverty in all its forms everywhere”).
Como metas propostas estão as seguintes:
– erradicar a pobreza extrema (pessoas que vivem com menos de US$1,25 dólares por dia);
– reduzir pelo menos pela metade a proporção das pessoas que vivem na pobreza, considerando todas as suas dimensões;
– assegurar que todos os homens e mulheres tenham direitos iguais e acesso aos serviços básicos;
– prover resiliência aos pobres e às pessoas em situação de vulnerabilidade, bem como reduzir sua exposição aos eventos extremos relacionados ao clima e aos desastres e riscos ambientais.
O segundo ODS é Acabar a fome, prover segurança alimentar e a nutrição e promover a agricultura sustentável. Como metas deste ODS estão, dentre outros:
– Acabar com todas as formas de má nutrição e direcionar as necessidades nutricionais à gestantes e idosos;
– dobrar a produtividade agrícola e incrementar os pequenos agricultores, com proteção ao meio ambiente e à biodiversidade;
– Prevenir problemas como as secas, as enchentes e outros desastres;
– Ampliar o investimento em infraestrutura rural, pesquisa agrícola, desenvolvimento tecnológico e capacidade produtiva.
Fonte: UNEP
