Estamos na Década das Nações Unidas das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), justamente pela importância dos oceanos na manutenção da vida no Planeta Terra.
Ao longo dos tempos, muitas vezes, os oceanos foram o local de descarte de resíduos, sejam líquidos, sejam sólidos. É preciso reverter essa conduta inadequada e causadora de impactos adversos à vida marinha e à qualidade ambiental.
O Estado do Ceará tem realizado ações que promovem a proteção dos oceanos. Uma dessas ações é o Movimento Ceará sem lixo no mar, que terá seu lançamento às 08:00h, no dia 19 de novembro, iniciando com uma limpeza da praia do Cumbuco, em Caucaia e, em seguida, às 09:30h, na Barraca Duro Beach acontece a cerimônia de outorga da Certificação Praia Limpa para 21 distintas praias de 12 municípios cearenses.

O Secretário da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), prof. Artur Bruno, explica que a escolha do Cumbuco se deu pela conquista da certificação Bandeira Azul por aquela praia. “Estamos elaborando, junto com diversas instituições e o apoio do professor Alexander Turra, da USP e da cátedra UNESCO, o Plano Estadual de Combate ao Lixo no Mar. O objetivo é orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais do nosso mar e da costa, além de combinar estratégias de limpeza do mar do Ceará”, informa o secretário.
Conforme a assessoria de comunicação da SEMA, “a Certificação Praia Limpa premia gestões compromissadas com o desenvolvimento de ações e medidas efetivas de proteção e aplicabilidade da qualidade ambiental e infraestrutura, que incentivam a promoção da conservação e restauração do patrimônio natural e contribuem para o favorecimento da atividade turística sustentável”.
Com relação ao Movimento Ceará sem lixo do mar, o Prof. Artur Bruno relata que “este é apenas o primeiro passo. Sabemos que o lixo que chega ao mar não é produzido somente pelos municípios litorâneos. Por isso, estamos preparando, para 2023, uma revisão da Política Estadual de Resíduos Sólidos, de forma a agregar outros municípios e instituições públicas e privadas”.
Convite feito a todos.
Fonte: SEMA, 2022.
