A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) representa uma importante estratégia para ampliar a necessária mudança de hábitos e costumes na direção de boas práticas, adequadas e em consonância com os princípios da sustentabilidade. Cabral, Silva Neta e Silva (2022, p.88) lembram que é “importante ressaltar que a Resolução UN A/RES/72/222, de 20 de dezembro 2017, reafirma a ESD como um elemento capacitador fundamental para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (UN, 2017) e que o Programa de Ação Global em Educação para o Desenvolvimento Sustentável – 2014-2019 (GAP), instituído na Conferência Mundial da UNESCO em Educação para o Desenvolvimento Sustentável, tem como um dos princípios-chave a educação formal, não formal e informal (COMBES, 2015)”.
Em cumprimento a dispositivos legais das políticas de meio ambiente e de educação ambiental, seja em âmbito nacional, seja em âmbito estadual, o Governo do Estado do Ceará implementou um programa de educação ambiental, ou educação para o desenvolvimento sustentável, por meio da Lei Estadual n. 17.383/2000, voltado para o público jovem, de 15 a 29 anos, intitulado Programa Agente Jovem Ambiental, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA.

Este ano de 2023, quarto ano do Programa, estão sendo ofertadas 9.570 vagas, com inscrições iniciadas em 03 de abril seguindo até 16 de abril do corrente ano, exclusivamente de forma on line. Para se inscrever, o jovem, de família inserida no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, precisa estar matriculado ou ter concluído o ensino médio em uma escola pública do estado do Ceará.
Os jovens recebem curso de formação, seguro acidente, fardamento e auxílio financeiro mensal de R$200,00 para desenvolver ações de educação ambiental em seus municípios.
Aos interessados em saber mais, cliquem aqui, para acessar o edital. Aos interessados em se inscrever, cliquem aqui.
Fonte: SEMA, 2023.
