A matriz energética está no radar das agendas de desenvolvimento como uma das variáveis importantes de serem consideradas no planejamento de estados e países que almejem ser sustentáveis. Dentre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, está o ODS 7, que versa sobre assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
O Estado do Ceará tem se esforçado para implementar, em seu território, desenvolvimento com compromisso de interação adequada entre economias e proteção dos recursos ambientais; inclusive na temática de energias renováveis. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – ALECE promove dia 26 de maio de 2023, às 09 horas, no Plenário 13 de Maio, da ALECE, sessão especial sobre “Hidrogênio Verde: inovação e energia limpa no Ceará”.

Na mesa de debates estarão presentes Dr. Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC; Senador Cid Gomes, presidente da Comissão de Hidrogênio Verde do Senado; Sr. Jorge Arbache, vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina; Sr. Salmito Filho, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará e Sr. Hugo Figueiredo, diretor-presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A sessão é aberta ao público.
Convite feito a todos para participar dessa importante discussão em torno das potencialidades e desafios na geração dessa fonte de energia, hidrogênio verde, que tem alinhamento direto com a Agenda Amarela, no Brasil e no mundo. Conforme Cabral e Rocha (2022), a Agenda Amarela incorpora o atendimento à política de mudanças climáticas e de redução de impacto do carbono.
Referência: CABRAL, N. R. A. J; ROCHA, W, F. Programa Selo Município Verde e a contribuição para as agendas de desenvolvimento. Brazilian Journal of Development, v.8, n.3, 2022, pp. 1777- 17791. DOI:10.34117/bjdv8n3-151
