Meio século após a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, a Conferência de Estocolmo, estamos ainda caminhando na direção do desenvolvimento sustentável. Se há 50 anos não havia implementação de uma política que trouxesse a variável ambiental para a pauta de discussões, nos dias atuais muito se avançou, notadamente pelo esforço de pessoas, que se debruçaram para materializar as necessárias mudanças em direção às premissas de sustentabilidade.
No Ceará, uma das pessoas de destaque na implementação da política ambiental do Estado é o Professor Renato Aragão. Sua história de vida profissional se confunde com a efetuação de um novo olhar ambiental sobre as políticas e processos, que foi transcrito em um livro intitulado Professor Renato Aragão: o Ceará sob o olhar ambiental, escrito por Nájila Cabral.
Em sua 3ª edição, que teve o apoio institucional da Federação de Indústrias do Estado do Ceará-FIEC, o livro será lançado no dia 01 de junho de 2023, na FIEC, durante a 306ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente – COEMA. Nessa 3ª edição, a narrativa foi atualizada em relação às edições anteriores, abordando-se desde a década de 1960 até o ano de 2022, quando o mundo celebrava os 50 anos da Conferência de Estocolmo.

Para encerrar o livro, a autora escreve: “a contribuição do Professor Renato Aragão não se encerra nesta edição. Este livro serve apenas como reflexão para esta e para as futuras gerações sobre as questões ambientais do Estado do Ceará, para que os novos cearenses se espelhem nos bons exemplos e possam construir um lugar mais justo e equilibrado para todos”.

Excelente iniciativa. Dr Renato foi pioneiro e inovador.Sempre buscando parcerias em instancias governamentais, terceiro setor e setor empresarial. Sempre representou nosso estado levando avanços nas políticas públicas
CurtirCurtir
Em todos os momentos que o CIEA , a Comissão do PMEAFOR e outras comissões de Educação Ambiental, o prof.Renato Aragão sempre teve algo para o avanço nas questões do nosso Meio Ambiente.
CurtirCurtir