Dia Mundial do Meio Ambiente: entrega do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa

            O mês de junho iniciou hoje. No Ceará, o mês de junho é dedicado às questões ambientais, no sentido de ampliar as discussões necessárias à continuidade de ações que promovam a sustentabilidade.

            Um dos eventos, dentro da programação do junho ambiental, é a entrega da Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, que em sua 18ª edição, em 2023, tem como homenageado o Sr. Edgar Gadelha, empresário e ambientalista, diretor financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC.

            A outorga da medalha e do certificado, que compõem o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, acontecerá no Palácio da Abolição, no dia 05 de junho, às 14 horas, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima.

            O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa é outorgado para pessoas físicas ou jurídicas, respectivamente, em anos ímpares e pares. Foi instituído por meio do Decreto Estadual n. 27.781, de 26 de abril de 2005, e “destina-se a reconhecer pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou provadas, que no desempenho de suas ações, tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga”. O prêmio é concedido após a escolha feita pelo Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, que recebe as candidaturas e indicações, que são abertas a toda a sociedade.

            Dr. Edgar Gadelha é o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Caatinga, uma organização da sociedade civil que atua fortemente na proteção deste bioma. O Sr. Edgar Gadelha é, também, presidente do Sindicato das Indústrias de Refinadoras de Carnaúba do Ceará e da Câmara Técnica Setorial da Carnaúba, além de ser o representante da FIEC no Conselho de Meio Ambiente da Confederação Nacional da Indústria – CNI.

            Para a Secretária da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire, a escolha é um justo reconhecimento ao trabalho de Edgar Gadelha em prol da Caatinga, considerando sua relevante trajetória na conservação do bioma, por meio de diversos projetos para a sustentabilidade no semiárido cearense.

Deixe um comentário