Questões climáticas e desenvolvimento sustentável

            O desafio do desenvolvimento sustentável passa pelo aspecto de inserir as questões climáticas na pauta de discussões, no sentido de se promover mudanças importantes e necessárias de políticas públicas que protejam essa geração e as gerações futuras, para que consigam suprir suas necessidades, em consonância com a manutenção da qualidade ambiental.

            O Ceará sediou nos dias 17 e 18 de junho de 2024 um evento de alto nível, “Ceará pelo Clima 2024: sustentabilidade, desenvolvimento e justiça social”, com importantes resultados; evento este organizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA. A titular da SEMA, Secretária Vilma Freire, entregou para a sociedade cearense quatro importantes produtos oriundos dos projetos específicos, no âmbito do Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente, a saber: 1. Atlas Costeiro e Marinho do Ceará; 2. Guia de Aves do Ceará; 3. Turismo de Observação de Aves (vol. 2: viabilidade econômica); e 4. Roadmap do Mercado de Carbono.

            No final do evento, foram premiados os trabalhos apresentados durante o Seminário. Conforme a Assessoria de Comunicação da SEMA, a entrega dos certificados aos 10 selecionados e aos 5 premiados foi feita pela secretária Vilma Freire, pelos secretários executivos Fernando Bezerra e Gustavo Vicentino, pelo coordenador da Agenda A3P, Milton Alves, e pela técnica Tayná Lemos. Os 5 melhores trabalhos foram avaliados por unanimidade pelo Comitê Avaliador e receberam uma placa e uma composteira. São eles: 1. Comunidade da Barrinha de Baixo, Acaraú – CE: Tem um dos melhores índices de Reciclagem do Brasil (Coopbravo – Acaraú); 2. Projeto de Produção Integrada Mandalla: Transformação Social e Sustentabilidade no Semiárido (Funceme e SDA – Fortaleza); 3. Projeto Energia Empreendedora na Reutilização de Resíduos Sólidos para a Geração de Renda, Emprego e Educação Ambiental. (Grupo Gia – Fortaleza); 4. Jardim Sensorial: Uma Proposta Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante, Ceará; 5. Soluções Baseadas na Natureza: Relato da Experiência dos Jardins Filtrantes de Sobral – Ceará.

            Foi um evento marcante, produtivo e participativo, onde foi possível perceber o protagonismo dos jovens, por meio dos Agentes Jovens Ambientais, bem como da sociedade civil e dos diversos segmentos sociais; todos na mesma direção de encontrar soluções para uma economia circular de baixo carbono. A Secretária Vilma Freire comentou da importância da participação de todos, destacando ao final que o evento “representa um marco no combate às mudanças climáticas e na construção de um Ceará cada vez mais forte e sustentável”.

Deixe um comentário