O mês de junho está finalizando. Metade do ano de 2024 já passou. Esse ano de 2024, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente foi “Nossa Terra, Nosso Futuro. Somos #GeraçãoRestauração”, que enfatiza a importância de restaurar terras, combater a desertificação e aumentar a resiliência à seca.
Conforme a Organização das Nações Unidas – ONU, cerca de 40% das terras do mundo estão degradadas, afetando 3,2 milhões de pessoas, devido à desertificação. As projeções sugerem que, até 2050, mais de três quartos da população mundial poderá ser afetada pela seca.
O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano precede a 16ª Conferência das Partes COP16 da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD), que será realizada em dezembro de 2024 em Riade, na Arábia Saudita, que será o maior encontro internacional sobre terras secas.
Mas, antes disso, importante destacar que o dia 17 de junho, em que se comemora o 30º aniversário da UNCCD, é o dia de luta contra a desertificação e a seca. Neste dia em que no Brasil iniciava o evento Ceará pelo Clima 2024 promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima – SEMA; em Bonn, na Alemanha, a ONU apresentava os novos 10 Heróis da Terra, dentre os quais a cearense Beatriz Azevêdo de Araújo. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, destacou: “esses jovens agentes de mudanças estão trabalhando em suas regiões respectivas para restaurar a terra, aumentar a resiliência à seca e desenvolver empresas sustentáveis”.

A jovem Beatriz Azevêdo, advogada, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB no Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA relata: “Eu me senti profundamente honrada ao receber esse prêmio e grata a Deus. Esse prêmio é muito importante porque promove um reconhecimento internacional para iniciativas de impacto local. Durante minha trajetória de 12 anos, sempre fiz questão de conectar os assuntos internacionais com a realidade local da minha cidade e estado. Então, receber esse reconhecimento respalda meu trabalho aqui no Ceará, por meio de um prêmio das Nações Unidas. Como conselheira do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Ceará, estou sempre defendendo o manejo sustentável da nossa terra”.
A Campanha Heróis da Terra visa envolver jovens entre 18 a 35 anos como agentes de mudanças para a gestão sustentável da terra e a implementação da UNCCD. Ao partilharem suas conquistas, podem inspirar outros jovens e promover o poder transformador de ação coletiva.
De 2 a 13 de dezembro de 2024, a COP16 da UNCCD abordará as questões da crise climática, da perda de biodiversidade e da degradação dos solos de maneira conjunta, tendo como foco a abordagem centrada nas pessoas, com vistas à resiliência e à restauração de terras degradadas.
Fonte: UNCCD, 2024.
