Blog

A experiência do Projeto Casa Maranguape: proposta de curricularização da extensão

            O Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) orienta que os cursos de graduação devem assegurar 10% de seus créditos curriculares em programas e projetos de extensão universitária, para atender ao disposto na estratégia 12.7, da meta 12 do referido Plano Nacional.             Programas e projetos de extensão atendem às diretrizes extensionistas a exemplo daContinuar lendo “A experiência do Projeto Casa Maranguape: proposta de curricularização da extensão”

Convenção de Combate à Desertificação: resultados da COP 15

            No período de 9 a 20 de maio de 2022, aconteceu a 15ª Conferência das Partes da Convenção (COP 15) das Nações Unidas sobre Combate à Desertificação (UNCCD, sigla em inglês), em Abidjan, na Costa do Marfim, cujo tema foi: “Terra. Vida. Legado: da escassez à prosperidade”, com foco na sustentabilidade da terra paraContinuar lendo “Convenção de Combate à Desertificação: resultados da COP 15”

Plano Estratégico de Saneamento do Ceará: consulta pública

            Estamos vivendo hoje no mundo tempos de incertezas. São tantas as variáveis que influenciam no nosso modo de vida. Algumas coisas fogem ao nosso controle, pois não dependem de nossas escolhas para acontecerem. Outras, sim. Outras coisas podem ser alteradas, modificadas, repensadas, quando temos condições de ter acesso à tomada de decisão.             AContinuar lendo “Plano Estratégico de Saneamento do Ceará: consulta pública”

Comércio tóxico: risco à saúde ambiental

            Em abril de 2022, uma publicação de autoria de Larissa Bombardi e Andrey Changoe intitulada “Comércio tóxico: a ofensiva do lobby dos agrotóxicos da União Europeia no Brasil” nos remete a refletir sobre o quanto somos, diariamente, expostos a substâncias, que podem nos trazer malefícios em todo o ciclo de vida.             É interessanteContinuar lendo “Comércio tóxico: risco à saúde ambiental”

Funceme será agraciada com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa – edição 2022

            O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga votou dia 26/04, para a escolha do vencedor da 18ª edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Por unanimidade, a escolha do agraciado é a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indicada pela Jornalista Tarcília Rêgo.             Criada em 1972 com o nome FundaçãoContinuar lendo “Funceme será agraciada com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa – edição 2022”

Saúde e Meio Ambiente: quais lições aprendemos da pandemia da Covid-19?

            Hoje, a Governadora do Estado do Ceará anunciou que as máscaras não mais serão necessárias em locais fechados. A máscara de uso pessoal representou uma significativa medida de prevenção ao contágio do SARS-Cov-2. Pesquisadores, preocupados com a crise sanitária sem precedentes no mundo inteiro alertaram, desde 2020, para a necessidade de se observar oContinuar lendo “Saúde e Meio Ambiente: quais lições aprendemos da pandemia da Covid-19?”

Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa – 2022

            O Dia Nacional da Caatinga é comemorado em 28 abril. Como parte das comemorações desse importante dia, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga outorga o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa.             A cada ano uma pessoa, física (em anos ímpares) ou jurídica (em anos pares) é agraciada em reconhecimento a sua contribuiçãoContinuar lendo “Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa – 2022”

Educação em saúde ambiental

            Ambientes salubres são importantes para que as pessoas se mantenham saudáveis e com qualidade de vida. A informação sobre qualidade ambiental deve ser repassada à população, assim como a importância da prestação de serviços de saneamento, uma vez que, reconhecidamente, a ausência ou a ineficiência dos serviços de saneamento trazem prejuízos à saúde doContinuar lendo “Educação em saúde ambiental”

Estocolmo + 50: Planeta saudável para prosperidade de todos

            Há 50 anos acontecia a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano conhecida como Conferência de Estocolmo, que se realizou na Suécia de 5 a 13 de junho de 1972. Eram outros tempos em que importava debater a necessidade de se alterar a rota do desenvolvimento.             Foi a partir dessa Conferência que houveContinuar lendo “Estocolmo + 50: Planeta saudável para prosperidade de todos”

Prêmio Nana Mininni Medina 2021

            A Educação Ambiental é uma estratégia do desenvolvimento sustentável que permite pessoas mudarem seus hábitos e costumes, no que diz respeito às práticas mais adequadas e condizentes com a sustentabilidade. Uma das pessoas que se destacaram por sua contribuição à educação ambiental no Brasil e no exterior foi a Profa. Nana Mininni Medina (inContinuar lendo “Prêmio Nana Mininni Medina 2021”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: