Passos práticos após Rio+20

    Em 21 de dezembro, ontem, em Nairóbi, mais um passo foi dado em direção ao “Futuro que queremos”, posto em prática com a decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, no sentido de reforçar e melhorar o Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente (PNUMA ou UNEP).

    A decisão da ONU, expressa em Resolução da Assembleia Geral, permite a plena participação de todos os 193 Estados membros da ONU no Conselho de Administração do PNUMA, em fevereiro de 2013, e segue compromissos firmados pelos líderes mundiais na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em junho passado, para melhorar o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

     As disposições contidas na resolução estão entre os primeiros passos práticos por parte da Assembleia Geral da ONU para implementar os resultados da Rio +20. Referida resolução visa aumentar o papel do PNUMA como a principal autoridade ambiental que define a agenda ambiental global. Prevê, ainda, a percepção de recursos financeiros regulares da ONU de maneira segura e estável, bem como apela aos doadores de PNUMA para aumentarem seus financiamentos voluntários.

    Conforme o Secretário Adjunto Geral e Diretor Executivo do PNUMA (UNEP), Sr. Achim Steiner, “a decisão da Assembleia Geral para reforçar e melhorar o PNUMA é um divisor de águas. Os membros do Conselho do PNUMA estabeleceram uma nova plataforma totalmente representativa para fortalecer a dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável, e para fornecer a todos os governos voz igual nas decisões e ações necessárias para suportar o ambiente global, garantindo, assim, partilha mais justa dos recursos do mundo para todos”.

Fonte: UNEP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: