Rumo à agenda de desenvolvimento em saneamento – pós-2015

     Antecipando-se à discussão sobre as metas de desenvolvimento pós-2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convocaram uma primeira consulta com ampla representação das Partes interessadas (stakeholders) em Berlim, em maio de 2011, para iniciar um processo de formulação de propostas de metas pós-2015 e de indicadores concernentes à água, saneamento e higiene (ASH), no contexto de seus possíveis objetivos.

Foto: Ingrid Castro Fonte: http://www.flickr.com.br
Foto: Ingrid Castro
Fonte: http://www.flickr.com.br

    Esta primeira consulta analisou o cenário atual global da água potável e do saneamento, identificando os pontos fortes e fracos em relação às metas ODM. Discutiram, também, a relevância dos princípios dos direitos humanos à água e ao saneamento para apreciação em futuras metas e objetivos e chegaram a um acordo sobre um possível roteiro para a formulação de um menu de opções relativas a metas globais viáveis e, também, dos indicadores (ASH).

     Após as reuniões dos Grupos de trabalho, os resultados preliminares divulgados no JMP 2013, com base em informações de dezembro/2012, o desenvolvimento de metas e dos indicadores (água, saneamento e higiene – ASH), devem considerar os seguintes princípios:

– devem ser formulados no contexto de uma visão simples, articulada em torno do acesso universal e da utilização de água potável e do saneamento, em que a higiene seja adicionada ao alcance das novas metas.

devem refletir realização progressiva dos direitos humanos para acesso seguro de água potável e saneamento.

devem construir sobre os indicadores existentes, mecanismos de monitoramento para garantir a continuidade no monitoramento global.

Fonte: WHO, 2013 (Joint Monitoring Programme (JMP) for Water Suplly and Sanitation 2013)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: