Uma década de eventos climáticos extremos (parte 1)

    A Organização Mundial de Meteorologia (OMM ou World Meteorological Organization – WMO) publicou esta semana o Relatório sobre Uma década de eventos climáticos extremos, em que traz importantes informações do período 2001-2010.

Fonte:WMO
Fonte:WMO

     Conforme o Relatório, a primeira década do século 21 foi a década mais quente registrada desde que foram iniciadas as medições, por volta de 1850. Neste período houve precipitação acima da média, sendo o ano de 2010, o que quebrou todos os recordes anteriores.

      Esta década também foi marcada por eventos climáticos extremos, como a onda de calor europeia de 2003, as inundações de 2010 no Paquistão, o furacão Katrina nos Estados Unidos da América (EUA), o ciclone Nargis em Mianmar e secas de longa duração na Bacia Amazônica, Austrália e África Oriental.

     A perspectiva da década analisada torna possível avaliar as tendências e antecipar o futuro. Pode ainda informar os esforços para desenvolver previsões para tomada de decisão na agricultura, saúde, risco de desastres, recursos hídricos entre outros setores.

Fonte: The Global Climate 2001-2010

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: