Em agosto do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS ou sigla em inglês WHO) lançou o World health report: research for universal health coverage, cujo foco está na importância da pesquisa nos avanços relacionados à cobertura universal de saúde.

Mencionado Relatório identifica os benefícios oriundos do aumento de investimentos em pesquisas relacionadas à saúde, trazendo estudos de casos de vários países do mundo.
No Relatório enfatiza-se a necessidade de mais investimentos em pesquisas e da aplicação do conhecimento adquirido em aplicações práticas. Todos os países do mundo são convidados a produzirem mais pesquisas, no sentido de incrementar os serviços de saúde nos países e entre países.
Outro ponto de destaque do Relatório é a ênfase da necessidade de colaboração entre pesquisadores e tomadores de decisão, em outras palavras, que os resultados das pesquisas possam sair das instituições acadêmicas para os programas governamentais de saúde, no sentido de fortalecer a promoção da saúde.
Fonte: WHO