Turismo e Economia Verde (parte 3-final)

     Quando se fala em turismo sustentável, importante destacar que não se trata de um tipo de turismo. O turismo sustentável voltado para a economia verde deve contemplar alguns princípios. UNEP; UNWTO (2005) indicam que para o alcance do turismo sustentável, necessário considerar, dentre outros, os seguintes princípios:

– aumento do uso de energias renováveis (como energia solar, dentre outras);

– redução no consumo de água;

– redução na produção de resíduos;

– proteção da biodiversidade, do conhecimento tradicional e do patrimônio cultural;

– uso de produtos biodegradáveis e menos agressivos à natureza, oferecidos aos visitantes;

– integração das comunidades locais com a visão de promoção de seu bem-estar e de redução da pobreza.

      Outro ponto importante no turismo sustentável é a valorização dos produtos feitos no local, o artesanato (handcraft) é um exemplo interessante. O artesanato produzido pela população local se constitui em um objeto único, singular, que não pode ser encontrado em outro lugar (no país ou no mundo).

       UNEP (2013) comenta que com o fortalecimento do setor do artesanato, isso deve assegurar que os turistas tenham a opção de adquirir um produto local, ao invés de um produto importado ou industrializado, o que garante a promoção da economia local.

      Para finalizar, destaca-se a necessidade de se identificar e avaliar as oportunidades do desenvolvimento do turismo sustentável. O êxito nas destinações turísticas, geralmente, é melhor avaliada não somente em termos de receptivos, mas também em termos dos impactos econômicos, sociais e ambientais (UNEP, 2013).

Fonte: UNEP; UNWTO. (2005). Making Tourism more Sustainable. A Guide for Policy Makers. United Nations Environment Programme e World Tourism Organization. Available at: http://www.unep.fr/scp/publications/details.asp?id=DTI/0592/PA.

              UNEP (2013). Green Economy and Trade: trends, challenges and opportunities. Available at: http://www.unep.org/greeneconomy/GreenEconomyandTrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: