O tema deste ano do Dia Internacional da Mulher é “Igualdade para as mulheres é o progresso de todos”. A Mulher tem um papel importante na proteção do meio ambiente. Mencionado tema enfatiza a mulher como agente de desenvolvimento e sua importância para o desenvolvimento socioeconômico.
Com a proximidade da data limite para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), em 2015, o Dia Internacional da Mulher é, também, uma oportunidade para rever os avanços e os desafios dos ODM com relação às mulheres.
Agora em março no período de 10 a 21, haverá a 58ª sessão da Comissão do Status das Mulheres, em Nova York, na Sede da ONU, cuja pauta abordará, justamente, avanços e desafios dos ODM com relação às mulheres e meninas.
Nesse dia dedicado a nós, mulheres, que desempenham tantos papéis na vida cotidiana, de mães, esposas, filhas, guerreiras, trabalhadoras, desejo saúde e paz. Permitam-me, ainda, dedicar minha homenagem, hoje, a mulher mais linda, a mulher que sem a qual a História da Humanidade não seria a mesma, a mulher – serva de Deus, a mãe de Jesus: Maria.