Manejo Integrado de Recursos Hídricos

    Os desafios relacionados com a gestão da qualidade da água, considerando a necessidade de sua integridade ambiental, e de seu papel na sustentação dos fluxos ambientais acrescentaram uma nova dimensão à gestão de recursos hídricos.

    Conforme a UNEP (2014), uma questão crucial no manejo integrado dos recursos hídricos é o processo de participação dos atores sociais (ou partes interessadas). O planejamento dos recursos hídricos sem a participação das partes interessadas no processo de tomada de decisões pode ser altamente ineficaz. Há forte probabilidade de que, posteriormente, problemas ambientais em cadeia possam surgir, o chamado efeito dominó, na bacia hidrográfica.

     Informa UNEP (2014) que a questão da participação das partes interessadas está fortemente relacionada com a necessidade de descentralização da gestão de água, em todos os níveis. Continua UNEP (2014) afirmando que instituições para a gestão integrada das bacias hidrográficas fornecem vantagens comparativas substanciais, com relação aos custos na implementação destes sistemas.

Fonte: UNEP 2014

Deixe um comentário