Impactos ambientais na Caatinga e as Mudanças Climáticas

    As mudanças climáticas devem provocar impactos ambientais nos diferentes biomas brasileiros, em diferentes magnitudes e escalas.

    Para o prof. Antonio Rocha Magalhães, da UNFCCC, comentando a respeito do Bioma Caatinga, diz: “com secas mais frequentes e intensas, vão existir com mais frequência os mesmos impactos já identificados. Provavelmente, não haverá impactos ambientais mais graves. Na verdade, a caatinga é adaptada à variabilidade do clima histórico. Haverá déficit hídrico em algumas regiões durante todos os meses do ano. Isto pode significar o fim da agricultura de sequeiro em tais lugares. Em algumas áreas mais duramente atingidas, a vegetação pode tornar-se mais escassa e típica das terras áridas. Isso vai impactar profundamente no uso da terra e condições de vida”.

      A boa notícia é que programas de intervenção governamental, notadamente, nas áreas rurais, fazem com que a economia nessas regiões se mostre menos vulnerável às variações climáticas quando comparada com anos anteriores.

Fonte: MAGALHÃES, A. R. Drought proofing rural economies in semi-arid regions: lessons from North-east Brazil. In: Climate Adaptation Futures. England: Jonh Wiley & Sons Ltd, 2013. pp. 294-300

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: