Cúpula do Clima – 2014

     Em 23 de setembro/2014, acontece em Nova York, a Cúpula do Clima 2014 (Climate Summit 2014), como parte de um esforço global para mobilizar a ação sobre as mudanças climáticas, envolvendo Chefes de Estado e de Governo, juntamente com representantes do setor econômico, da sociedade civil e de líderes locais,

    Mencionado evento destina-se a catalisar ações de governos, empresas, setor econômico, indústria e sociedade civil em áreas de novos compromissos e contribuições substanciais, no sentido de auxiliar a mudança mundial para uma economia de baixo carbono.

     A Cúpula do Clima 2014 acontecerá um ano antes do prazo previsto para os países concluírem um acordo climático global, cuja data é em 2015, através da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Mesmo a Cúpula do Clima 2014 não sendo parte do processo de negociação, os países têm reconhecido o valor desta Cúpula, inclusive acolhendo os esforços do Secretário-Geral, em Doha em 2012. A ideia é construir uma base sólida sobre a qual se deve ancorar o sucesso das negociações e do progresso sustentado, em direção: (1) à redução das emissões e (2) ao fortalecimento das estratégias de adaptação às mudanças climáticas.

Fonte: Nações Unidas
Fonte: Nações Unidas

     A Cúpula deve, então, servir como uma plataforma pública para que os líderes do mais alto nível (todos os Estados-Membros da ONU, bem como os representantes dos setores: finanças, negócios, sociedade civil e líderes locais, em âmbitos público e privado) para:

Catalisar ação ambiciosa no sentido reduzir as emissões;

Mobilizar a vontade política para um acordo global em 2015, que limite o mundo a um aumento  na temperatura global menor que 2º C,

     Os líderes estão convidados a se fazerem presentes na Cúpula do Clima de 2014.

Fonte: Nações Unidas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: