Considerando as discussões no evento em Nova York sobre Urbanização Sustentável, que se encerrou dia 29/05, o Brasil comentou como enfrentou desafios específicos da urbanização de forma integrada, nas últimas décadas.
No documento brasileiro cita-se a criação do Ministério das Cidades em 2003, no qual foram agregados quatro temas relevantes no contexto do desenvolvimento urbano: Habitação, Mobilidade Urbana, Saneamento Básico (abastecimento de água, drenagem urbana, coleta e tratamento de esgotos e resíduos sólidos) e Planejamento Urbano.
O documento cita ainda o Programa Minha Casa, Minha Vida mencionando que este, no ano de 2013, atingiu a marca de e 1,5 milhão de unidades entregues aos beneficiários. O Brasil, em seu documento, relata outro Programa, o Papel Passado, que integra a carteira do Ministério das Cidades e atua segundo uma estratégia que visa à remoção dos obstáculos para a regularização, à disponibilização de terras públicas federais e a aplicação direta de recursos públicos.
Fonte: Ministério das Cidades. Contribution to 2014 ECOSOC – Integration Segment of economic and social Council – Sustainable Urbanization. New York, 2014
