Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – parte 4 – final

       As últimas sete propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:

11) Tornar as cidades, inclusive assentamentos humanos,  seguros e sustentáveis. Dentre as metas pode-se citar: até 2030, garantir o acesso universal aos espaços públicos seguros, inclusivos e acessíveis, incluindo espaços verdes.

12) Promover o consumo e a produção sustentáveis. As metas incorporam: até 2030 reduzir para metade o desperdício de alimentos; bem como reduzir substancialmente toda a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

13) Combater as alterações climáticas e os seus impactos. Dentre as metas, cita-se: até  2020 desenvolver planos, em todos os níveis, que assegurem uma transição justa para um clima resiliente.

14) Promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Uma das metas importantes é prevenir a acidificação dos oceanos e reverter, urgentemente, os quadros existentes.

15) Proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater à desertificação, a degradação do solo e a perda de biodiversidade. Dentre as metas está reduzir, até 2030, significativamente, as terras degradadas, bem como restaurar áreas em processo de desertificação.

16) Promover sociedades pacíficas e inclusivas, de acesso à justiça para todos e instituições eficazes e capazes. Importante meta é, até 2030, acabar com todas as formas de abuso, exploração e violência contra crianças e jovens em todos os lugares.

17) Fortalecer e melhorar os meios de implementação e parceria global para o desenvolvimento sustentável. Dentre as metas: garantir a colaboração Norte-Sul e a colaboração, bem como ampliar a avaliação da ciência, tecnologia e inovação, em todos os países.

    Atentar que as propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ainda estão sendo discutidas, em nível mundial, e que, provavelmente, na reunião de deliberação, em 2015, em Nova York, deverão ser acordados (firmados) dez Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com horizonte máximo de consecução para dali a 15 anos, ou seja, em 2030.

     Todos são chamados a participar. A sua vida futura depende de suas escolhas no presente!

Fonte: Sustainable Development Knowledge Plataform, 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: