As últimas sete propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:
11) Tornar as cidades, inclusive assentamentos humanos, seguros e sustentáveis. Dentre as metas pode-se citar: até 2030, garantir o acesso universal aos espaços públicos seguros, inclusivos e acessíveis, incluindo espaços verdes.
12) Promover o consumo e a produção sustentáveis. As metas incorporam: até 2030 reduzir para metade o desperdício de alimentos; bem como reduzir substancialmente toda a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.
13) Combater as alterações climáticas e os seus impactos. Dentre as metas, cita-se: até 2020 desenvolver planos, em todos os níveis, que assegurem uma transição justa para um clima resiliente.
14) Promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos. Uma das metas importantes é prevenir a acidificação dos oceanos e reverter, urgentemente, os quadros existentes.
15) Proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, combater à desertificação, a degradação do solo e a perda de biodiversidade. Dentre as metas está reduzir, até 2030, significativamente, as terras degradadas, bem como restaurar áreas em processo de desertificação.
16) Promover sociedades pacíficas e inclusivas, de acesso à justiça para todos e instituições eficazes e capazes. Importante meta é, até 2030, acabar com todas as formas de abuso, exploração e violência contra crianças e jovens em todos os lugares.
17) Fortalecer e melhorar os meios de implementação e parceria global para o desenvolvimento sustentável. Dentre as metas: garantir a colaboração Norte-Sul e a colaboração, bem como ampliar a avaliação da ciência, tecnologia e inovação, em todos os países.
Atentar que as propostas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ainda estão sendo discutidas, em nível mundial, e que, provavelmente, na reunião de deliberação, em 2015, em Nova York, deverão ser acordados (firmados) dez Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com horizonte máximo de consecução para dali a 15 anos, ou seja, em 2030.
Todos são chamados a participar. A sua vida futura depende de suas escolhas no presente!
Fonte: Sustainable Development Knowledge Plataform, 2014.