Clima e Saúde

    Em tempos de mudanças climáticas e considerando os condicionantes ambientais aos quais nós, seres humanos, estamos diariamente expostos, é importante ficarmos alertas para saber como o clima afeta a nossa saúde.

     No período de 27 a 29 de agosto último, em Genebra, na Suíca, houve a Conferência das Nações Unidas sobre Saúde e Clima, que contou com mais de 360 participantes, incluindo ministros da saúde e do meio ambiente dos Estados membros da OMS, altos funcionários, técnicos especialistas, agências da ONU, ONGs, executivos-chefes das autoridades de saúde e entidades do setor privado.

    Conforme o Boletim da OMS, o evento discutiu: o estado da ciência do clima, particularmente no que se refere à saúde; a resposta de saúde pública às alterações climáticas; a resiliência da saúde; benefícios para a saúde e promoção da saúde, considerando a necessária mitigação das mudanças climáticas; e a economia da saúde e as alterações climáticas. Ao longo da conferência, os participantes discutiram o clima, o desenvolvimento sustentável e políticas de saúde.

     A reunião produziu um resumo que reconhece tanto a necessidade de reforçar a resiliência da saúde às alterações climáticas e a oportunidade de obter ganhos em saúde pública através de medidas de mitigação bem planejadas. O documento também reconhece lacunas nas políticas e quais devem ser os próximos passos.

     Um documento final, a ser produzido pelo Secretariado da OMS, é esperado para entregar as conclusões que devem ser usados na Cúpula do Clima de 2014 que acontece em Nova York em setembro (dia 23). As conclusões também se destinam a servir como pauta inicial de discussão para a 21ª sessão da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC COP 21), para as discussões pós-2015 da agenda de desenvolvimento, e ainda para o segundo Quadro de Ação de Hyogo em Desastres Redução do Risco em 2015.

     Aos interessados em saber mais sobre a Cúpula do Clima, já divulgada no Blog Verde, cliquem aqui.

Fonte: OMS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: