Relatório Preliminar – Lacunas de adaptação (parte 1)

     O Blog Verde traz essa semana uma série sobre o Relatório Preliminar: Lacunas de Adaptação, uma publicação da UNEP (Programa das Nações Unidas sobre Meio Ambiente) que serviu de base para as negociações que aconteceram na COP 20, em Lima, Peru, encerrada em 13/12/2014.

     Mencionado Relatório centra-se em lacunas nos países em desenvolvimento em três importantes áreas: finanças, tecnologia e conhecimento. Indica, ainda, o papel fundamental do Fundo Verde para o Clima no sentido de contribuir para o alcance de adaptação a partir de 2020, que representa uma importante lacuna a ser preenchida.

     Uma das mensagens mais fortes do relatório é que, o mais breve possível, haja ambiciosas ações de mitigação, sendo estas o melhor seguro contra as potenciais intransponíveis lacunas de adaptação no futuro. Modelos de simulação mostram que os custos de adaptação poderiam dobrar em 2050, caso o mundo não consiga reduzir as emissões para os níveis que são exigidos para limitar as temperaturas globais anuais a subirem menos que 2° Celsius. Caso não aconteçam as necessárias adaptações há fortes indícios de que as trajetórias de crescente emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera podem levar ao um aumento médio global da temperatura de cerca de 3,7° até 4° Celsius.

Fonte: UNEP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: