Em 29 de novembro, pessoas do mundo inteiro, unidas, devem se mobilizar para que sua voz seja ouvida pelos tomadores de decisão, que estarão reunidos na Conferência do Clima – COP21, em Paris.
Você, cidadão, sabe quais são os cenários futuros sobre o local que você mora, considerando os impactos das mudanças climáticas? Você sabe quais consequências das alterações climáticas sobre o seu modo de vida?
Você tem noção do que o seu município tem feito para conviver, num futuro breve, com os impactos das mudanças climáticas? Ou você entende que isso não é problema seu?
A Mobilização Mundial pelo Clima é um movimento que convida, a cada um, a não ficar parado diante do que está acontecendo.
No Ceará, os cenários não são nada animadores: secas mais prolongadas, atingindo como consequência direta, escassez hídrica; o que ameaça o abastecimento de água em todos os municípios, inclusive da Região Metropolitana de Fortaleza. Esse é apenas um dos cenários nada animadores!
E por qual motivo a escolha do dia 29/11? A data é véspera da reunião da 21ª Sessão da Conferência das Partes (COP) dentro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), comumente chamada COP 21. Tem melhor momento para ser ouvido do que a véspera do dia de decisões mundiais que afetarão o mundo inteiro?
O que está em jogo é a vida, não apenas a humana, mas a vida como um todo, e as regras do jogo devem ser favoráveis à manutenção da vida, em sua plenitude.
Convite feito e recado dado! A gente se encontra, então, no dia 29/11, Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 15h, em Fortaleza!
Fonte: Mobilização pelo Clima em Fortaleza/Alexandre Costa