Inventário de Fauna do Ceará

            Houve lançamento, hoje, do Inventário de Fauna do Ceará, pelo canal do You Tube da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). Coordenado pelo Cientista-chefe em Meio Ambiente do Governo do Estado do Ceará, Prof. Dr. Marcelo Soares, do Labomar/UFC, a publicação conta com a participação dos professores Dr. Hugo Fernandes-Ferreira, da UECE; Dra. Diva Borges-Nojosa, da UFC; Dr. Daniel Lima, da UECE; Dr. Vicente Faria, da UFC, Dr. Jorge Botero, da UFC, bem como do Dr. Vitor Carvalho e MSc Weber Girão e Silva, ambos da Aquasis.

            Conforme a Assessoria de Comunicação da SEMA, o Inventário é um marco histórico no Estado e tem como objetivo fomentar a melhoria de pesquisas científicas, estudos, relatórios de impactos ambientais, dentre outros, com vista à proteção dos recursos ambientais e, ainda, como elemento primordial para a “Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção no Ceará”.

            Conforme o Prof. Marcelo Soares “a proposta do Inventário é que ele seja como um Portal de informações sobre biodiversidade; que seja dinâmico como a Ciência, para que novos registros de espécies possam ser incorporados”. O Cientista-chefe informa que o Inventário é de participação cidadã, pois as pessoas podem fotografar novos peixes, anfíbios, mamíferos ou répteis e enviar por e-mail para que os idealizadores possam observar e incorporar nesse portal dinâmico. O Inventário de Fauna, portanto, é “um portal dinâmico e colaborativo da biodiversidade do Ceará, para que auxilie nas políticas públicas de conservação da biodiversidade, no licenciamento ambiental e na biotecnologia”, complementa.

            O Prof. Marcelo Soares também nos recorda que o Ceará possui diversidade de paisagens com Serras, Chapadas, Bioma Caatinga, ambientes marinhos, costeiros, manguezais, recifes e plataforma continental bastante extensa. Finaliza afirmando da sua felicidade em participar desse trabalho colaborativo que envolve UFC, UECE, Aquasis e outros colaboradores de outras universidades e de organizações não governamentais.

            Aos interessados em acessar o Inventário de Fauna com 1275 espécies documentadas, sendo 140 mamíferos (115 continentais e 25 marinhos), 133 répteis, 57 anfíbios, 443 aves e 502 peixes (400 marinhos e 102 continentais), a base de dados por lista está disponível aqui.

Fonte: SEMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: