Saúde no Ceará: a vida em primeiro lugar

            Hoje, 03 de agosto de 2022, a Cooperativa de Médicos Intensivistas do Ceará (COMINT) lançou uma nota à sociedade cearense, alertando para a descontinuidade dos serviços prestados desta cooperativa para a Secretaria de Estado do Ceará (SESA), intermediado pela Secretaria de Planejamento do Ceará (SEPLAG); mas sobretudo para o risco da contratação de profissionais da saúde por empresas sem a “prévia comprovação de capacidade operacional das empresas concorrentes em áreas tão complexas como o tratamento dos pacientes críticos internados em UTI”.

            É preciso reconhecer que a saúde é primordial. Mais do que isso, é um direito constitucional garantido a todos os cidadãos. A compreensão de que o bem-estar e a saúde são fundamentais e prioritários deve estar presente, principalmente quando se está em cheque a qualidade dos serviços, advindos de processo licitatório da empresa ganhadora que, conforme informa a nota da COMINT, “restou comprovado não ter a menor capacidade de atender à demanda licitada”.

            Em tempos sombrios como os que estamos vivenciando, ainda inseridos numa atmosfera endêmica da Covid-19, é preciso comunicar a toda sociedade cearense o que pode acontecer nos próximos dias de agosto na área da saúde em nosso Estado.

            A imagem, a seguir, traz a íntegra do comunicado da COMINT.

Fonte: COMINT, 2022.

            É inegável o quanto o Ceará realiza na área da saúde, inclusive do seu pioneirismo, a exemplo do Programa Agentes Comunitários de Saúde, instituído ainda na década de 1970 e que foi modelo para o Brasil. Não se pode negar também o quanto nosso Estado e todos os profissionais da saúde estiveram, bravamente, envolvidos no enfrentamento à Covid-19 nesses últimos dois anos. Assim, cremos que essa grave situação em que nos encontramos, com relação aos serviços de assistência intensivista ao Sistema Único de Saúde (SUS) será urgentemente resolvido, para que possamos continuar a ter profissionais de saúde qualificados trabalhando em toda a rede de saúde do Estado do Ceará. Profissionais que, carinhosamente, costumo chamar de anjos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: