2023 … É logo ali!

            Um ano novo começa em breve. Dois dias nos separam do início de 2023. Olhar para trás e rememorar o que houve em 2022 é importante para que tenhamos os pés no chão para optarmos pelas melhores escolhas na direção do desenvolvimento sustentável.

            São muitos os desafios a percorrer. Cada ano que passa, a preocupação aumenta com relação às consequências que a Natureza suporta, notadamente oriundas das opções humanas equivocadas, desconsiderando-se, muitas vezes, a variável ambiental no processo de tomada de decisão.

            Urge sensibilizarmos para movimentos que considerem a prudência ecológica nas equações cotidianas, no sentido de reverter o passivo ambiental que insiste em ameaçar (vidas e economias), bem como no sentido de reorientar posturas e comportamentos condizentes com as premissas de sustentabilidade.

            Tenho esperança em dias melhores, continuo otimista em relação à pureza do coração do ser humano. Compreendo que somos, sim, capazes de alterarmos a rota do nosso destino e sermos mais tolerantes e empáticos com todos os seres da Terra, pois somos todos merecedores de dignidade.

            Aqui no Ceará, os desafios são intensos… relevante se faz lembrar que temos 184 municípios ainda, em muitos casos, carentes de adequada infraestrutura de serviços de saneamento (água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de resíduos sólidos) para todos os cidadãos. O Plano Estratégico do Saneamento Básico do Ceará, recentemente publicado, do qual centenas de pessoas e instituições foram partícipes de sua construção, pode (e deve) ser um importante norteador de políticas públicas afeitas a essa área.

            Importante se faz recordar da necessidade de proteção de áreas e dos relevantes serviços ecossistêmicos prestados por essas áreas, ampliando-se assim as oportunidades de conservação da Natureza e de ganhos econômicos vinculados aos mercados de biodiversidade, de carbono e de água.

            Fecha-se um ciclo… 2022 está se despedindo. Gratidão a Deus por termos tido a oportunidade de estarmos aqui por mais um ano. Que 2023 venha com muita saúde, que traga a paz que tanto desejamos aos povos do mundo inteiro, que seja o começo de um ciclo virtuoso e gratificante para todos nós.

Deixe um comentário