Objetivos e metas de desenvolvimento sustentável para os governos locais

Vocês sabiam que os governos locais dos países signatários da Rio+20 (UNCSD 2012) tem compromissos firmados, prazos e metas a cumprir até 2025? Claro, isso se a opção deles for a promoção, em seus territórios, do desenvolvimento sustentável.

Dentre os objetivos está favorecer a existência integrada de infraestrutura ambiental com relação ao saneamento (drenagem, água, esgoto e gestão de resíduos sólidos). A meta é que, até 2025, os assentamentos humanos de países em desenvolvimento tenham instalações adequadas de saneamento, conforme orientações nacionais.

O Brasil, em 2007, instituiu sua Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal n. 11.455). Dentre os instrumentos preconizados nesta Política está o Plano de Saneamento Básico, que é obrigação dos governos locais com ampla participação da sociedade civil. Mencionado plano deve, ainda, estar em consonância com outro instrumento de gestão de recursos hídricos, os planos de bacias hidrográficas.

Foto: Arquivo pessoal

O Art. 26, parágrafo 2º da Política Nacional de Saneamento Básico, traz textualmente: “a partir do exercício financeiro de 2014, a existência de plano de saneamento básico, elaborado pelo titular dos serviços, será condição para o acesso a recursos orçamentários da União ou a recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico”.

A ideia é que os governos locais brasileiros até 2014 tenham cumprido esta exigência legal, o que vai ao encontro dos compromissos firmados nas conferências mundiais de meio ambiente.

No Ceará, 13% dos municípios, de um total de 184, possuem Planos de Saneamento Básico. Estamos em julho de 2012. Você saberia me responder como está seu município em relação à elaboração do Plano de Saneamento Básico?

Será que este não seria um ponto interessante de se discutir em seu município? Afinal, água, drenagem, esgoto e resíduos sólidos tem, absolutamente, tudo a ver com qualidade de vida, com saúde, com respeito e proteção à vida, à dignidade humana e ao meio ambiente.

Deixe um comentário