O processo de transição para sustentabilidade passa pela transformação de valores e atitudes dos seres humanos em relação ao respeito à dignidade e ao bem-estar de todos, considerando também a qualidade ambiental, para esta e para as futuras gerações.
Fico pensando se existe melhor lugar de iniciar o processo de transição para sustentabilidade que não seja a escola?

Fonte: http://www.flick.br/fotos
A escola, enquanto espaço de convivência, deve permitir além da aquisição de conteúdos e conhecimento, deve favorecer um ambiente propício para preparar os cidadãos a superarem obstáculos e dificuldades e de descobrir caminhos viáveis e adequados para seu bem-estar, considerando o respeito e o cuidado com o meio ambiente.
A temática que o MEC em conjunto com o MMA está trabalhando este ano para a IV Conferência Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA) é sobre escolas sustentáveis. Conforme a Portaria Interministerial MEC MMA n. 883, de 05/07/2012, dentre os objetivos desta conferência estão: fortalecer a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente e, também, apoiar escolas para que se constituam em espaços educadores sustentáveis a partir da articulação de três eixos: gestão, currículo e espaço físico.
Os objetivos da IV CNIJMA atendem aos compromissos firmados pelo País, em Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no sentido de se alcançarem as metas e prazos acordados, a exemplo da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e para a consecução das Metas de Desenvolvimento do Milênio (2015).
A IV CNIJMA deve ocorrer no período de 13 a 18 de novembro de 2013, em Brasília. No entanto, as etapas de participação da comunidade escolar, cumprindo disposições obrigatórias a exemplo da realização das Conferências nas Escolas, das Conferências Municipais e da Conferências Estaduais, devem acontecer antes da realização da Nacional.
Caríssimos leitores do Blog Verde (estudantes, professores, pais, enfim, comunidade escolar) procurem saber em seus municípios (governos locais) e em seus Estados as datas de realização das etapas obrigatórias.
Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis? É um convite! Espero que seja um compromisso de cada um.
Fonte: Portaria Interministerial MEC MMA n. 883, de 05/07/2012, publicada no Diário Oficial da União em 06/07/2012