Conforme noticia o site da FUNCEME, o Zoneamento Geoambiental é um instrumento técnico voltado para o planejamento ambiental, proporcionando parâmetros e referências para uma reavaliação permanente do processo de planejamento, principalmente dos setores agrícola, mineral, dentre outros.
O zoneamento ambiental possibilita o estudo das restrições e suscetibilidades impostas pelo meio ambiente para um determinado espaço considerando todas as atividades potenciais a serem implementadas naquele sítio.
Continua FUNCEME a afirmar que com base em estudos realizados através de levantamentos setoriais e/ou integrado dos recursos naturais e do meio ambiente, utilizando técnicas de sensoriamento remoto aéreo e orbital e geoprocessamento, adotam-se procedimentos metodológicos capazes de conduzir à delimitação de unidades geoambientais, em consonância com proposições geossistêmicas.
Além de serem dimensionadas as unidades geoambientais, incluem-se os municípios que nelas se enquadram, discriminando seu potencial e limitações de uso dos recursos naturais; as condições ecodinâmicas e a vulnerabilidade, como também o uso compatível visando sua sustentabilidade. Nesse contexto, a Funceme desenvolveu, no estado do Ceará, trabalhos em escalas regional, estadual e municipal.
Para mais informações, cliquem aqui.
Fonte: FUNCEME