No final de fevereiro, em Bogotá, Colômbia, houve a Conferência Global 2013 “Making the MDGs works” sobre os avanços dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), as oito metas de combate à pobreza, que tem prazo de cumprimento até 2015.

Fonte: UNDP/Dylan Lowthian
Helen Clark, administradora da UNDP, comentou: “Há, sem dúvida, progresso em muitos dos indicadores dos ODM. Em alguns indicadores muito pouco tem sido feito, por exemplo, sobre a redução da mortalidade materna e saneamento básico. Devemos aprender com essas deficiências também”.
Apesar dessas conquistas, Helen Clark destacou que os países devem se concentrar em maneiras de lidar com os desafios existentes e, também, com as disparidades dentro e entre os países, na realização dos ODM.
Acrescentou que após-2015, a agenda de desenvolvimento terá que incorporar as lições dos ODM. “No geral, a agenda de desenvolvimento global precisa centrar em resolver o significativo problema da desigualdade, que ainda não foi atendido apesar das metas dos ODM”, disse ela.
Fonte: Organização das Nações Unidas