Cenário atual do ODM 1- Erradicar a extrema pobreza e a fome

     O Relatório The Milennium Development Goals Report 2012 traz importantes informações a respeito da meta 1 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Acabar com a miséria e a fome.

Fonte:UNDP/IPEA
Fonte:UNDP/IPEA

     Colocado como desafio a todos os países desde o relatório Brundtland, o chamado Nosso Futuro Comum (Our Commom Future), erradicar a miséria e a fome não é tarefa fácil em sociedades capitalistas.

     A excelente notícia em relação ao ODM 1 é que a meta de redução da pobreza foi alcançada. Estimativas preliminares, com ano base 2010, publicadas neste Relatório de 2012, indicam que a taxa de pobreza global em US $ 1,25 por dia caiu em 2010 para menos de metade da taxa existente em 1990. Caso esses resultados sejam confirmados, o primeiro alvo dos ODM, que é reduzir a taxa de pobreza extrema para metade do seu nível em 1990, terá sido alcançado, em nível mundial, bem antes de 2015 (data limite).

     Apesar da boa notícia, muito ainda há que se avançar. Ainda são milhares as pessoas que se encontram em extrema pobreza, o que é inaceitável em um mundo que queira ser sustentável.

     Conforme IPEA (2010) no relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, o Brasil alcançou as metas nacionais e internacionais de redução da extrema pobreza e da fome. Para a pobreza extrema, a meta brasileira era a de, até 2015, reduzi-la não à metade (conforme a meta internacional), mas a um quarto do nível de 1990. As estimativas de pobreza extrema mostram que essa meta foi alcançada em 2007 e superada em 2008.

Fonte: UNDP e IPEA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: