Cenário atual do ODM 3- Igualdade entre sexos e valorização da mulher

A meta internacional consiste em eliminar a disparidade de gênero no ensino primário e secundário educação, de verde01preferência até 2005, e em todos os níveis de ensino, até 2015.

O Relatório The Milennium Development Goals Report 2012 (MDG 2012) comenta que em muitos países, as diferenças de gênero aparecem no primeiro ano de escola. Três quartos dos países que ainda não atingiram a paridade de gênero no ensino primário, matriculam mais meninos do que meninas no início do ciclo escolar. A menos que esse desequilíbrio seja corrigido, o resultado inevitável é uma disparidade de gênero permanente na escola primária.

No entanto, o relatório menciona que uma vez que as meninas têm acesso à educação primária, elas tendem a superar os meninos. Os dados mostram que, na maioria dos países, as meninas são menos propensas a repetir de ano ou sair da escola. Em 102 dos 129 países que forneceram dados para este Relatório, as meninas progridem mais rapidamente até a última série da educação primária do que os rapazes.

O Relatório MDG 2012 traz ainda a constatação de que devido a obstáculos ao emprego na economia formal e a necessidade de complementar a renda familiar, especialmente durante períodos de crise, as mulheres mais frequentemente trabalham no setor informal do que os homens.

Com relação ao Brasil, a meta estabelecida pelas Nações Unidas, de eliminar as disparidades entre os sexos na educação, não se configura, na realidade brasileira, como aspecto central para o alcance do objetivo de promoção da autonomia das mulheres, uma vez que as meninas apresentam, em geral, indicadores mais positivos do que os meninos no campo educacional (IPEA, 2010).

Outro dado interessante do Brasil é que as meninas frequentam a escola mais que os meninos em todas as faixas de idade. E a diferença é ainda maior no ensino superior.

 

Fonte: UNDP (2012) e IPEA (2010).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: