Cenário atual do ODM 4- Reduzir a mortalidade infantil

A meta internacional é reduzir em dois terços, entre 1990 a 2015, a taxa de mortalidade infantil em crianças menores verde02de cinco anos de idade. O Relatório The Milennium Development Goals Report 2012 (MDG 2012) constata que a mortalidade infantil,m no mundo inteiro, caiu mais de um terço, mas o progresso ainda é muito lento para atingir a meta.

Importante países centrarem esforços para atender a meta do ODM 4, uma vez que o indicador de saúde ambiental denominado taxa de mortalidade infantil em crianças menores que cinco anos traduz uma relação perversa entre ausência ou ineficiência em saneamento ambiental, incluindo água, esgoto e resíduos sólidos (lixo).

As taxas de mortalidade infantil, conforme o Relatório, são mais expressivas em áreas rurais. Crianças nascidas na pobreza tem duas vezes mais probabilidade de morrer antes dos cinco anos de idade do que as crianças nascidas em famílias mais abastadas; diz o Relatório MDG 2012.

A imunização a determinadas doenças é importante, no entanto em varias regiões do Planeta ainda não são uma realidade constante e contínua.

Quanto ao Brasil, temos uma excelente notícia. O Brasil deve cumprir esta meta até 2015, quando se encerra o prazo.

O relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (IPEA, 2010) faz a constatação de que o Brasil exibe a segunda maior redução da mortalidade na infância entre as nações analisadas, e que é um dos 16 países com condições para atingir a meta proposta.

Outra informação significativa é que o Brasil possui cobertura vacinal que atinge 95% das crianças no primeiro ano de vida em todo o território nacional. Destaque para ações estratégicas brasileiras, a saber: Estratégia Saúde da Família – ESF; Políticas e Ações Voltadas para a Atenção à Saúde da Criança; Vigilância da Mortalidade Infantil e Fetal; Programa Nacional de Imunizações – PNI; e Compromisso para Acelerar a Redução das Desigualdades na Região Nordeste e na Amazônia Legal – Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil.

Fonte: UNDP (2012) e IPEA (2010).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: