Atmosfera com níveis elevados de CO2

     Conforme a agência de notícias BBC, os níveis diários de dióxido de carbono (CO2)na atmosfera tem superado uma marca simbólica. Pela primeira vez as medições diária de CO2 superaram 400 ppm (partes por milhão), segundo NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, dos Estados Unidos).

    Conforme os especialistas, a última vez que os níveis de CO2 superaram a marca de 400 ppm aconteceu entre 3 e 5 milhões de anos atrás, quando o clima na Terra era muito mais quente e os seres humanos não existiam.

    As medições do dióxido de carbono tiveram início em 1958, com Charles Keeling – especialista da Instituição Oceanográfica Scripps, no Vulcão do Hawai. Em 1958, ele encontrou uma concentração no alto do vulcão de cerca de 315 ppm, quer dizer 315 moléculas de CO2 por cada milhão de moléculas de ar. Desde então, a chamada ‘curva de Keeling’, tem aumentado consideravelmente.

    O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases de efeito estufa, resultado das atividades humanas, cuja fonte é, notadamente, a queima de combustíveis fósseis.

Fonte: BBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: