Duas indústrias químicas norte americanas são condenadas a pagar por danos a ex-combatentes do Vietnã

    A Alta Corte de Seul condenou, nesta sexta, dia 12/07, duas indústrias químicas norte americanas, fabricantes do agente laranja, a pagar indenizações que variam entre US$ 6,200 a 47,500 dólares para cada um dos 39 ex-combatentes que moveram a ação judicial.

Fonte: Ecositio
Fonte: Ecositio

     O agente laranja foi usado na Guerra do Vietnã e é considerado uma das piores catástrofes ambientais do mundo. No período de 1961 e 1971, o governo dos EUA pulverizou o Vietnã com mais de 80 milhões de litros de herbicida desfolhante mortal produzido por estas duas indústrias químicas agora condenadas.

    Este agente laranja usado indiscriminadamente pelo Exército dos EUA, durante a Guerra do Vietnã é uma mistura de dois herbicidas: 2,4-D e 2,4,5-T. Em virtude da demanda (durante 10 anos) do governo dos USA por este desfolhante, ou seja, para atender aos pedidos, os fabricantes não purificaram na sua síntese a segunda substância dioxina 2,4,5-T, Tetraclorodibenzodioxina, apresentando esta um alto teor hormonal de um subproduto altamente cancerígeno.

     Esse resíduo produziu terríveis consequências para sempre na população vietnamita e nos próprios soldados norte-americanos. As mais graves consequências são visíveis principalmente nas descendências dos contaminados, por sua absorção progressiva, direta ou indireta, por via oral ou cutânea, que adquirem alta probabilidade de malformações graves e câncer.

     A decisão contra as indústrias químicas dos EUA observa que “os réus produziram desfolhantes contendo dioxina em nível muito maior que o máximo admissível e permitido, devido a falhas de concepção” e argumenta que há “uma relação epidemiológica entre o desfolhante e doenças” sofridas por veteranos, que vão desde o câncer a linfoma.

    Como forma de se defender, ambas empresas argumentam que a responsabilidade do uso de agente químico não é deles, mas do governo dos EUA.

Fonte: Biodiversidad em America Latina e el caribe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: