Porque é importante medir e divulgar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) associadas aos investimentos?
A UNEP divulgou, agora em julho, o Sumário Executivo sobre Portfólio de Carbono que relata que apesar da falta de um acordo global para preço do carbono, dados recentes mostram que a paisagem global de políticas e regulação de poluição atmosférica na tentativa de se reduzir as emissões de gases de efeito estufa continuam a surgir em níveis nacional e regional.
A regulamentação sobre as emissões de GEE são relevantes cada vez mais pelo impacto na rentabilidade dos negócios através de vários setores, considerando o desenvolvimento de políticas para redução do nível mundial.
A percepção crescente entre os formuladores de políticas, líderes políticos e econômicos e da sociedade civil é que as emissões de gases de efeito estufa estão entre os mais importantes riscos globais. Riscos relacionados com as alterações climáticas tem alta probabilidade de se materializar no futuro próximo, com um impacto econômico elevado, ver, por exemplo, do Fórum Econômico Mundial, relatório Riscos Globais 2013 (Fórum Econômico Mundial, 2013), que informa o nível de prioridade política associado à redução das emissões de GEE no futuro.
Maiores informações para ler o Portfolio Carbono na íntegra, cliquem aqui.