Bioma Amazônia – qual a projeção deste bioma para os próximos anos?

     O Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas informa que o papel da ação antrópica sobre o processo de aquecimento global vem sendo destacados nos Relatórios de Avaliação do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), que tem por a análise acumulada de grande quantidade de dados observacionais, sobre os quais são utilizadas técnicas sofisticadas visando à compreensão dos mecanismos atuantes e das margens de incerteza em suas determinações (PBMC, 2013).

     Para o Bioma Amazônia, o cenário não é nada animador. São esperadas reduções percentuais de 10% na distribuição de chuva e aumento de temperatura de 1º a 1,5ºC até 2040.

      Informa o RAN1 que se espera tendência de diminuição de 25% a 30% nas chuvas e aumento de temperatura entre 3º e 3,5ºC no período 2041-2070, para o Bioma Amazônia e, ainda, redução nas chuvas de 40% a 45% e aumento de 5º a 6º C na temperatura no final do século (2071-2100).

      O Relatório aponta que a questão do desmatamento decorrente das intensas atividades de uso da terra é o principal fator que representa uma séria ameaça e que pode comprometer o Bioma. Estudos observacionais e de modelagem numérica sugerem que caso o desmatamento alcance 40% na região no futuro, o que deve acarretar em mudança drástica no padrão do ciclo hidrológico com redução de 40% na chuva durante os meses de Julho a Novembro, prolongando a duração da estação seca, além do aquecimento superficial em até 4ºC.

     Diante deste cenário, o que fazer? Quais alternativas para reverter, minimizar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas? Qual o custo ambiental nós estamos deixando para as futuras gerações? É justa, prudente e viável a forma de desenvolvimento que estamos escolhendo?

     Os questionamentos estão postos. Os cenários configurados no RAN1 são confiáveis e verdadeiros. O caminho a seguir é opção nossa e devemos, sim, arcar com todas as consequências advindas das escolhas que fizemos, e faremos, ao longo do processo.

Fontes: Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (GT1- Bases Científicas das Mudanças Climáticas), Sumário Executivo, 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: