Sumário Executivo para Tomadores de Decisão – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas

     Caríssimos leitores do Blog Verde, ao longo deste ano de 2013, colocamos vários posts abordando a temática das mudanças climáticas, dos resultados do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), do Clima Extremo no Brasil e no Mundo. Todas as informações foram oriundas dos Relatórios advindos dos Grupos de Trabalho do PBMC e do IPCC.

Fonte: IPCC
Fonte: IPCC

     O Sumário Executivo do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) para os Tomadores de Decisão foi publicado ontem, 27/09, e está disponível no sítio do IPCC. Está disponível também aqui para que gestores (em todos os níveis: local, estadual e nacional) possam estabelecer novas políticas ou readequar as já existentes, no sentido de enfrentar os desafios que se avizinham.

      Portanto, meus caros, as informações necessárias para que sejam feitas as readequações à gestão ambiental local, estadual e nacional em curto, médio e longo prazo estão nas 36 páginas do Sumário Executivo para Tomadores de Decisão, à disposição de todos.

        Uma das mais importantes informações, a meu ver, que o 5º. Relatório de Avaliação do IPCC (AR5) traz é: “a influência do Homem tem sido relacionada com o aquecimento da atmosfera e dos oceanos, em mudanças no ciclo global da água, nas reduções de gelo e neve, no aumento global do nível do mar e nas mudanças em alguns dos climas extremos. A evidência da influência humana cresceu quando comparada aos resultados do 4º. Relatório (AR4). É extremamente provável que a influência humana é a causa dominante do aquecimento global, desde a metade do século XX”.

       Divulguem e compartilhem a informação! Cidadãos informados, cônscios de seu dever em relação ao meio que o cerca, ciente dos direitos que lhe são devidos, realiza melhor sua missão aqui neste planeta que chamamos Terra.

      Somos, sim, responsáveis, por cada escolha que fazemos ao longo do nosso caminhar. Acredito, plenamente, que os nossos representantes (gestores) irão envidar os esforços necessários para reorientar as políticas voltadas à adaptação das mudanças climáticas que já estão sendo “sentidas” em todo território.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: