No último sábado, dia 23/11, na reunião final da COP 19, os países decidiram pelas seguintes temáticas, a serem acordadas em 2015:
– quanto a perda de biodiversidade e danos, os países acordaram um Mecanismo Internacional de Varsóvia (Warsaw International Mechanism) para prover expertise, e possivelmente ajuda, para auxiliar as nações em desenvolvimento a lidar com as perdas de eventos extremos relacionados às mudanças climáticas. O formato exato deste mecanismo será revisto em 2016.
– quanto ao acordo (a caminho) de 2015, os países concordaram em anunciar planos para frear a emissão de gases de efeito estufa, até 2020, “com antecedência” em relação à Cúpula de Paris em dezembro de 2015 e “até o primeiro trimestre de 2015 para aqueles em posição de fazê-lo”. Chamaram estas submissões “intencionais contribuições apuradas nacionalmente” – a palavra “intencionais” significa que estão abertos a mudar. Muitas nações desenvolvidas queriam a palavra “compromissos”.
– quanto aos mercados, as negociações de como configurar novos mecanismos de mercado para reduzir as emissões falharam porque os países em desenvolvimento recusaram-se a avançar no processo, a menos que os países desenvolvidos assumam metas de emissões mais rígidas. As negociações devem ser retomadas no primeiro semestre do próximo ano.
Fonte: Compiled by Nina Chestney, Stian Reklev, Alister Doyle, Megan Rowling, Susanna Twidale and Michael Szabo.