Principais decisões da COP 19 – Conferência sobre Mudanças Climáticas (parte 1)

No último sábado, dia 23/11, na reunião final da COP 19, os países decidiram pelas seguintes temáticas, a serem acordadas em 2015:

quanto a perda de biodiversidade e danos, os países acordaram um Mecanismo Internacional de Varsóvia (Warsaw International Mechanism) para prover expertise, e possivelmente ajuda, para auxiliar as nações em desenvolvimento a lidar com as perdas de eventos extremos relacionados às mudanças climáticas. O formato exato deste mecanismo será revisto em 2016.

quanto ao acordo (a caminho) de 2015, os países concordaram em anunciar planos para frear a emissão de gases de efeito estufa, até 2020, “com antecedência” em relação à Cúpula de Paris em dezembro de 2015 e “até o primeiro trimestre de 2015 para aqueles em posição de fazê-lo”. Chamaram estas submissões “intencionais contribuições apuradas nacionalmente” – a palavra “intencionais” significa que estão abertos a mudar. Muitas nações desenvolvidas queriam a palavra “compromissos”.

quanto aos mercados, as negociações  de como configurar novos mecanismos de mercado para reduzir as emissões falharam porque os países em desenvolvimento recusaram-se a avançar no processo, a menos que os países desenvolvidos assumam metas de emissões mais rígidas. As negociações devem ser retomadas no primeiro semestre do próximo ano.

Fonte: Compiled by Nina Chestney, Stian Reklev, Alister Doyle, Megan Rowling, Susanna Twidale and Michael Szabo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: