Impactos Ambientais cumulativos

     Atividades humanas ao serem implantadas em um dado território podem causar impactos, benéficos ou adversos. Mas vocês sabiam que os impactos ambientais são cumulativos? Aliás, impactos cumulativos são a regra muito mais do que exceções.

Muitas vezes os impactos ambientais cumulativos são tratados como se fossem oriundos de diferentes atividades, sendo analisados separadamente. Vamos citar um exemplo: dois diferentes esgotos industriais contendo substâncias químicas diferentes são lançados, sem o devido tratamento, no mesmo rio. Muito provavelmente, o efeito da descarga dessas duas substâncias sobre os organismos aquáticos será diferente do resultado de cada uma das substâncias sobre os mesmos organismos.

Existem maneiras de incorporar os impactos cumulativos nos processos de Avaliação de Impacto Ambiental e, ainda, no processo de planejamento. Buckley (1998) traz as seguintes alternativas:

– estabelecer técnicas para identificar, prever, quantificar e manejar os impactos cumulativos;

– incorporar mecanismos legais para acionar no território a Avaliação de Impacto cumulativo;

– tomar decisões políticas concernentes a de que maneira os efeitos cumulativos serão tratados no processo de planejamento do território; e

– introduzir medidas econômicas para viabilizar a distribuição equitativa dos custos de produção dos empreendimentos e atividades.

As incertezas ambientais inerentes aos processos de avaliação de impacto poderiam ser minimizadas se os efeitos cumulativos dos impactos ambientais fossem, efetivamente, considerados.

O que se deseja, o que se quer, o que se almeja para os territórios é que sejam sustentáveis, é que mantenham a qualidade ambiental, sob pena de perdas sociais, econômicas e ambientais.

Fonte: Buckley, Ralf. Cumulative Environmetal Impacts. In: Porter, A. l.; Fittipaldi, J. (edits). Environmental Methods Review: Retooling impact Assessment for the century. Atlanta, Georgia: Army Environmental Policy Institute, 1998. pp. 95-99.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: