Daqui a 10 dias, em 07 de abril, é o Dia Mundial da Saúde. A campanha da OMS (Organização Mundial da Saúde, sigla em inglês WHO) deste ano é sobre doenças transmitidas por vetores (pequenos organismos), que podem trazer grandes ameaças para a saúde de milhares de pessoas.

Conforme a WHO, os vetores são pequenos organismos, como mosquitos, insetos, carrapatos e caramujos de água doce, que podem levar doenças de pessoa para pessoa e de um lugar para outro. Esses vetores podem colocar em risco a saúde, inclusive em viagens.
A campanha de 2014 do Dia Mundial da Saúde centra-se em alguns dos principais vetores e as doenças que eles causam e o que podemos fazer para nos proteger.
Conforme WHO, a mais letal doença transmitida por vetores é a malária, que causou cerca de 660 000 mortes em 2010. A maioria destas mortes eram crianças africanas. No entanto, dentre as doenças transmitidas por vetores que mais crescem, no mundo,está a dengue, com um aumento de 30 vezes maior nos últimos 50 anos.
Os desafios ambientais, tais como as alterações climáticas e a urbanização, estão causando impacto significativo sobre a transmissão de doenças transmitidas por vetores, e fazendo com que novas doenças surjam em países, onde antes eram desconhecidas .
Assim, o objetivo do Dia Mundial da Saúde é aumentar a conscientização sobre as ameaças representadas por vetores e sobre as doenças transmitidas por estes vetores, bem como estimular as famílias e comunidades a tomarem medidas para se proteger.
Fonte: WHO