Patrimônio Mundial da Humanidade – Lista Brasileira

     A partir da Convenção das Nações Unidas do Patrimônio Cultural e Natural, de 1972, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura) instituiu a outorga de três diferentes selos. Um deles é o Patrimônio Mundial da Humanidade. O Brasil ratificou mencionada Convenção em setembro de 1977.

     Para determinado local se candidatar a UNESCO e; após atendimento dos critérios preestabelecidos, receber a outorga do selo Patrimônio Mundial da Humanidade; necessário que possua valor universal excepcional, considerando seu patrimônio natural ou cultural.

    Vocês conhecem os Patrimônios Mundiais da Humanidade localizados em nosso território brasileiro? Que tal conhecermos um pouco de nossa riqueza cultural e natural reconhecida mundialmente pelo programa da UNESCO?

     Ao todo, no Brasil, são 19 sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, sendo 12 patrimônios mundiais culturais e 7 patrimônios mundiais naturais. Vejam, abaixo, a lista, em ordem cronológica de aceite pela UNESCO.

Cultural: Cidade Histórica de Ouro Preto (1980); Centro Histórico da Cidade de Olinda (1982); Ruínas de São Miguel das Missões (1983); Centro Histórico de Salvador da Bahia (1985); Santuário de Bom Jesus de Congonhas (1985); Brasília (1987); Parque Nacional da Serra da Capivara (1991); Centro Histórico de São Luís (1997); Centro Histórico da Cidade de Diamantina (1999); Centro Histórico da Cidade de Goiás (2001); Praça São Francisco na Cidade de São Cristóvão (2010) e o mais recente: Rio de Janeiro – paisagens cariocas entre a Montanha e o Mar (2012).

Natural: Parque Nacional de Iguaçu (1986); Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento (1999); Reservas de Mata Atlântica do Sudeste (1999); Complexo de Conservação da Amazônia Central (2000); Área de Conservação do Pantanal, que incluem o Parque Nacional do Pantanal e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Acurizal, Penha e Dorochê (2000); Ilhas de Fernando de Noronha e a Reserva do Atol das Rocas (2001) e Áreas Protegidas do Cerrado, que incluem os Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (2001).

Fonte: World Heritage Conservation, 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: