Ontem, dia 10/06, a WCMC (World Conservation Monitoring Centre) publicou o Sumário Executivo intitulado “Combate às alterações climáticas: a importância da biodiversidade”, no qual traz as seguintes mensagens principais:
– os objetivos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas podem ser apoiados por ações de conservação da biodiversidade, permitindo a permanência dos esforços de mitigação e adaptação.
– A perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas prejudicam a oferta de serviços dos ecossistemas, que são vitais para a mitigação e adaptação.
– As medidas de adaptação e mitigação que não consideram o papel de, e os possíveis impactos sobre, a biodiversidade podem ter consequências adversas; portanto, esses impactos devem ser avaliados.
– Aplicação de critérios de biodiversidade para a mitigação das mudanças climáticas pode aumentar os benefícios e minimizar os riscos para a biodiversidade, sem comprometer os objetivos de mitigação ou de adaptação.
– Vários acordos internacionais relevantes para as mudanças climáticas e biodiversidade devem ser implementados de forma que estejam coordenados, com apoio mútuo e reforço de sinergias.
Fonte: WCMC, 2014